Jovens de todo Brasil se reúnem em Fortaleza para discutir políticas públicas

Sábado, Enero 18, 2014 - 21:44

150 jovens de todo o Brasil estarão em Fortaleza para discutir políticas públicas nacionais a partir desta segunda (13) até sábado (18). Os adolescentes e jovens fazem parte do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) e monitoram 13 estados do país. Um dos principais temas a serem abordados no encontro será o extermínio da juventude brasileira. O último dia de encontro será marcado por uma vigília com meninas e meninos em situação de rua [Saiba mais sobre a vigília no final do release]. O encontro contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), ligado a Secretaria Geral da Presidência da República, Alessandro Melchior.

Através da metodologia MJPOP, criada pela ONG Visão Mundial, adolescentes e jovens têm monitorado serviços e políticas públicas em cada um dos seus estados, mobilizando os moradores de suas comunidades e influenciando governos para realizarem melhorias nos locais onde vivem. Atualmente, a metodologia vem sendo utilizada pela juventude no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e na capital Brasília.

“Esses jovens tem se encontrado anualmente e a cada encontro compartilham o aprendizado que adquiriram com a vivência da cidadania ativa no ano anterior, colocando as dificuldades que enfrentaram no processo, como as superaram e quais são os desafios para o ano seguinte. Além disso, esse é o momento para estabelecerem metas comuns para o ano seguinte em relação aos temas que eles monitoram nacionalmente. Eles mesmos decidiram monitorar políticas nacionais relativas à proteção infantil, com foco no trabalho infantil, e políticas de enfrentamento ao extermínio da juventude negra. Definirão agora como vão atuar nacionalmente nesse sentido”, explicou o coordenador do MJPOP, Reinaldo Almeida.

Vigília Cultural com meninos e meninas moradores de rua

Com o objetivo de chamar a atenção para as meninas e meninos que dormem nas ruas de Fortaleza, prova clara da negligência para com os direitos de crianças e adolescentes, os participantes do MJPOP farão uma vigília cultural com cerca de 50 crianças moradores de rua na sexta-feira (17) na Praça da Igreja Coração de Jesus. A ação terá um ato de abertura na Cidade das Crianças com a entrega de uma carta elaborada pelas organizações participantes da campanha Criança Não é de Rua a representantes do Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COMDICA), Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA).

Logo após a entrega, os jovens participantes do MJPOP farão um carimbaço pelas ruas, marcando as pessoas que quiserem se declarar contra essa situação de violação dos Direitos Humanos. A partir das 19h, iniciarão programações culturais com apresentação de jovens dos vários estados, culminando no show do grupo de rap baiano Os Agentes.

“A rua abre margens para muitas problemáticas e uma criança não precisa estar exposta a essas situações. Criança precisa de proteção e abrigo da família, comunidade e Estado, conforme o ECA”, defende um jovem participante do MJPOP, Edgleison Rodrigues.

O que : Encontro Nacional do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP)
Quando 13 a 17 de janeiro de 2014
Horário Das 9h às 19h
Onde: CT Centro de Desenvolvimento Educacional 7 de Setembro (Rua Beatriz Calixto, 305 – Pajuçara, Maracanaú – CE)

Visão Mundial e Oficina de Imagens construíram uma metodologia de participação infantil que foi lançada oficialmente no Encontro do MJPOP

Faça aqui o download material

www.visaomundial.org.br